>>

Você sabia que existem diversos tipos de manutenção? No entanto, independente do tipo, a manutenção pode ser definida como um conjunto de procedimentos realizados periodicamente. Essas intervenções têm como objetivo garantir o funcionamento e a eficácia dos equipamentos.
Separamos este artigo para te apresentar e te ajudar a entender um pouco mais sobre o universo das manutenções. Confira!

A evolução da manutenção

Ao longo da história, o processo de manutenção nas empresas e indústrias passou por diversas modificações até chegar às mais sofisticadas técnicas utilizadas atualmente. Novas tecnologias foram incorporadas e processos, técnicas e procedimentos foram desenvolvidos.

Há diversas linhas e tipos de manutenção e cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser utilizada.
Para manter a qualidade de atendimento e funcionamento, a Onix Tecnologia utiliza dois processos de manutenção: preventiva e corretiva

Manutenção Preventiva

Esse é o tipo de manutenção mais conhecido, amplamente utilizado e tem como objetivo evitar quebras e o aparecimento de falhas em máquinas e componentes.

Durante a manutenção preventiva é feita uma vistoria e limpeza geral do equipamento, avaliando se as ligações eletrônicas e físicas estão funcionando perfeitamente e, caso seja necessário, fazer também alguma eventual troca de peças.

Além disso, esse tipo de manutenção é realizada de forma periódica, podendo ser bimestral, trimestral ou semestral. Dessa forma, é garantido que as máquinas mantenham seu funcionamento eficaz e confiável.
E por ser uma manutenção totalmente planejada, os gestores não são surpreendidos. Consequentemente, evita-se quedas de rendimento e, principalmente, diminui os custos de manutenção.

É muito importante saber que essa alternativa não diminui as trocas de componentes em um determinado equipamento, mas permite que a vida útil do equipamento seja maximizada. Dentre as principais vantagens da manutenção preventiva, pode-se destacar:

  • redução do envelhecimento e degradação dos equipamentos;
  • aumento da vida útil;
  • diminuição das paradas e tarefas corretivas;
  • redução dos custos da manutenção.

Manutenção Corretiva

É o tipo de manutenção mais antigo e existe desde antes da Segunda Guerra Mundial, quando a indústria era mecanizada e os reparos eram realizados somente quando havia necessidade ou quebras.
A manutenção corretiva atua nos equipamentos para corrigir falhas, quebras ou defeitos, realizando intervenções que façam com que os equipamentos retornem à operação normal.
Além disso, não necessariamente as intervenções corretivas são procedimentos de emergência. Afinal, elas podem ser realizadas para corrigir e restaurar o desempenho dos equipamentos.
Tipos de Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva pode ser dividida em dois tipos distintos:

  • Manutenção Corretiva Não Planejada: correção de uma falha aleatória em que não existe tempo para agendamento e preparação do serviço de reparo a ser realizado. É representada por correções de quebras que mantêm máquinas fora de operação. São caras e demandam tempo.
  • Manutenção Corretiva Planejada: realizada quando é detectada a perda de performance das máquinas — nesse caso, existe tempo para programar e planejar a intervenção. Ela é mais barata que as tarefas não planejadas, mas gera perdas pela queda de desempenho dos equipamentos. É aconselhado que seja realizada o quanto antes para evitar que falhas ocorram.

Vale a pena ressaltar que a Manutenção Corretiva não é a mais recomendada, pois visa somente corrigir falhas e retornar os equipamentos ao seu pleno funcionamento. Consequentemente, ela gera maiores gastos com correções e peças de última hora, falha na segurança do estabelecimento, além do desgaste para toda a empresa.

Onix Tecnologia: referência em manutenção de equipamentos de segurança patrimonial

Você sabia que a Onix Tecnologia oferece tanto os serviços de manutenção para as portas Onix, quanto para equipamentos de outras marcas e modelos disponíveis no mercado? Sem contar que temos um estoque completo de peças disponíveis para manutenção. Além disso, a plataforma Onix Asset Care é um dos nossos segredos para manter o nosso SLA de qualidade e atendimento acima de 99%. Com ela você terá acesso a:

  • datas de agendamento das manutenções preventivas e corretivas;
  • status de manutenções e solicitações de serviços;
  • contratos vigentes;
  • garantia de equipamentos;
  • informações financeiras;
  • relatórios em tempo real;
  • pendências cadastrais.

Entre em contato conosco e garanta mais qualidade e segurança para o seu negócio com a tecnologia Onix.

Compartilhar

Notícias

Capa Noticia
Onix inicia parceria com Empresa Júnior da UFSC

As empresas júnior são associações sem fins lucrativos f...

Continuar lendo
Capa Noticia
Quais as vantagens de investir no controle de acesso em indústrias?

O fluxo de pessoas dentro de uma indústria costuma ser inte...

Continuar lendo
Capa Noticia
Tudo o que você precisa saber sobre Portas Giratórias

Além de conferir mais segurança ao local ao controlar o ac...

Continuar lendo
Capa Noticia
Eclusas automáticas: a escolha ideal para comércios e joalherias

Como resultado da crise e do desemprego, houve um aumento si...

Continuar lendo
Capa Noticia
A evolução da tecnologia do detector de metal

Atualmente, o detector de metais tem um papel vital na segur...

Continuar lendo
Capa Noticia
Conheça os tipos de manutenção utilizados pela Onix

Independente do tipo, a manutenção pode ser definida como ...

Continuar lendo
Capa Noticia
Atendimento personalizado para clientes Onix

Se nós somos líderes em segurança patrimonial no mercado ...

Continuar lendo
Capa Noticia
Revista de colaboradores: qual a melhor abordagem?

Apesar de ser bastante comum e permitido por lei, um dos pro...

Continuar lendo
Capa Noticia
Cabine Eclusa Automática - Rubi

Cabine eclusa Automática 🔐 Segurança, praticid...

Continuar lendo
Capa Noticia
Gratidão Cliente Onix

À você cliente, neste final de ano, nossa empresa gosta...

Continuar lendo