Atualmente, o detector de metais tem um papel vital na segurança de diversos estabelecimentos como aeroportos, tribunais e até mesmo casas de show. Mas você sabia que o primeiro detector de metais foi inventado para encontrar uma bala?
Continue lendo e saiba melhor sobre a história desse equipamento.
Na época da Corrida do Ouro dos EUA, muitos tentaram inventar um detector de metais que permitisse localizar ouro enterrado. No entanto, o primeiro detector mencionado na história foi criado para salvar a vida do presidente James Garfield após ele ser baleado em Washington. O presidente havia sido baleado nas costas e, por sorte, o tiro não o matou. Porém, os médicos não conseguiam encontrar a bala e Garfield continuava sofrendo.
Alexander Graham Bell construiu o detector de metais especificamente para tentar encontrar a bala, mas suas tentativas não deram certo. As molas de metal da cama em que o Presidente Garfield estava deitado confundiram a máquina, tornaram inútil e não foi possível salvá-lo.
Mas apesar da máquina não ter salvado a vida do presidente, ela era um detector de metal viável e tornou-se o primeiro protótipo.
Apesar dos detectores de metais manuais terem sido criados no século XIX, foi somente em 1920 que H. Geffchen e H. Richter, de Leipzig, encontraram uma forma prática de revistar os funcionários em busca de peças de máquinas roubadas. Sem nenhum contato físico, o "rádio detetive" dos dois alemães realizava uma revista efetiva de cada pessoa saindo da fábrica e determinou de forma efetiva e instantânea todos os portadores de objetos metálicos.
Em abril de 1926, a revista “Radio News” teve o equipamento chamado de "Oscilador de Rádio Detecta Furtos" estampado na capa. A revista explicava que os trabalhadores passavam individualmente pelo equipamento enquanto o operador utilizava um fone de ouvido ligado ao equipamento para escutar o alarme do detector de metais.
O fone de ouvido era conectado a dois circuitos e emitia mudanças de som quando havia a presença de algum metal. O grau de sensibilidade atingido por este equipamento era impressionante. Tanto que, até mesmo naquela época, até mesmo relógios e chaves podiam ser detectados com certa precisão.
Por isso, para evitar a detecção de objetos pessoais como lancheiras, garrafas, entre outros, estes eram depositados em uma mesa instalada logo ao lado do equipamento antes de passarem pela revista.
Caso o portal detector de metais identificasse a presença de uma quantidade acima da permitida em um dos funcionários, este provavelmente seria revistado com mais calma.
A tecnologia de detecção de metais evoluiu muito com o passar do tempo e é utilizada para o controle de acesso de diversos segmentos como:
bancos,
hotéis,
fábricas,
aeroportos,
eventos,
sedes de governo,
joalherias.
A Onix Tecnologia possui diversas opções e modelos de detectores para controle de acesso, se adequando aos mais diferentes ambientes e necessidades.
Entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça a melhor opção para o seu negócio.
As empresas júnior são associações sem fins lucrativos f...
Continuar lendoO fluxo de pessoas dentro de uma indústria costuma ser inte...
Continuar lendoAlém de conferir mais segurança ao local ao controlar o ac...
Continuar lendoComo resultado da crise e do desemprego, houve um aumento si...
Continuar lendoAtualmente, o detector de metais tem um papel vital na segur...
Continuar lendoIndependente do tipo, a manutenção pode ser definida como ...
Continuar lendoSe nós somos líderes em segurança patrimonial no mercado ...
Continuar lendoApesar de ser bastante comum e permitido por lei, um dos pro...
Continuar lendoCabine eclusa Automática 🔠Segurança, praticid...
Continuar lendo